como usar oleo de ricino no rosto

Depois da febre do óleo de coco, muitas pessoas passaram a incluir outros tipos de óleos em suas rotinas de beleza. Isso porque o ingrediente é fácil de encontrar e é natural. O óleo de rícino, por exemplo, é extraído das sementes de mamona, planta abundante no Brasil, e tem um grande potencial hidratante.

No entanto, como a maioria das brasileiras tem excesso de oleosidade na pele, o uso de óleo para rosto oleoso no dia a dia, por exemplo, ainda gera muitas dúvidas. Será que o óleo de rícino faz bem nesses casos?

como usar oleo de ricino no rosto

Óleo de rícino: para que serve?
Quem tem pele oleosa geralmente apresenta cravos e espinhas. Por ter ação de ressecamento, o rícino acabou se tornando popular por quem sofre com acne. Outro benefício dele é o alto poder curativo, capaz de tratar pequenas feridinhas e irritações de pele, comuns também para quem tem excesso de óleo no rosto.

Para a dermatologista clínica Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro, é preciso cuidado na hora de usá-lo. "O rícino é umectante, ou seja, também tem a ação de nutrir e hidratar a pele. Mas quem tem pele oleosa precisa ter cuidado, para não exagerar", explica a especialista.

Pouco comedogênico (que causa obstrução dos poros), o óleo é realmente interessante para a pele oleosa, já que não vai ter um efeito tão pesado, causando acne. Pelo contrário, segundo a dermatologista clínica Larissa Viana.

"Ele tem um efeito adstringente, reduzindo a proliferação bacteriana, uma das causas da acne. Ele faz tudo isso promovendo a hidratação necessária para que esta pele fique saudável, sem ficar oleosa", esclarece a médica, que lembra, claro, que não pode haver exagero e que poucas gotas do óleo sobre a pele já bastam.


Limpeza de pele com óleo de rícino
O óleo é realmente eficaz na hora de remover impurezas do rosto, como a maquiagem. "É interessante aplicá-lo antes da lavagem da face, especialmente quando usa-se maquiagem à prova d'água. Ele funciona como um 'cleasing oil' caseiro, a nova tendência de limpeza da pele com óleos vegetais essenciais", explica Larissa.

Basta colocar um pouco na mão e passar no rosto. Deixe agir por poucos minutos e, então, lave com o sabonete adequado para a sua pele.

oleo de ricino para o rosto

Dormir com óleo de rícino no rosto
De acordo com a dermatologista Larissa Viana, é permitido dormir com uma pequena quantidade de óleo, alternando com outro produto renovador celular indicado pelo seu dermatologista.

O óleo de rícino é indicado para quem deseja promover um rejuvenescimento do rosto, evitando as linhas de expressão. Além disso, por possuir ação anti-inflamatória e cicatrizante, protege a pele contra acnes e manchas diversas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *